sexta-feira, 25 de abril de 2014

MML LANÇA CARTILHA DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA OSPER

Na última quarta feira, dia 23 de abril, o Movimento Mulheres em Luta (MML) realizou o lançamento da Campanha Nacional Contra a Violência à Mulher. A primeira atividade da campanha foi realizada na porta da OSPER, indústria de abate de frangos, em Lagoa Santa, com a distribuição de Cartilhas do MML sobre o tema de combate à violência. As mulheres, que ocupam mais de 90% da linha de produção da OSPER, são superexploradas pela jornada de trabalho extensa, com a obrigatoriedade de horas extras sem remuneração e ainda por cima, com o piso salarial muito baixo.

Além da distribuição das cartilhas, também foi realizada uma panfletagem, em que as militantes do MML conversaram com as trabalhadoras sobre as diversas formas de violência praticadas pela empresa que muitas vezes passam despercebidas, como os assédios morais, as constantes ameaças de advertências, as injustificáveis suspensões dadas às mulheres que apresentam atestados médicos, ou declarações que informam o comparecimento no posto de saúde para levar filho/a doente e o grande absurdo que é a restrição da empresa à realização de pequenas pausas para que as trabalhadoras possam ir ao banheiro durante a jornada de trabalho. Não obstante de todas as denuncias a empresa, as ativistas ainda debateram sobre a violência doméstica praticada por companheiros/maridos, que infelizmente ainda é vivenciada por tantas mulheres em nosso país.

O Movimento Mulheres em Luta considera que para mudar a vida das mulheres é necessário organiza-las para além de suas pautas especificas, por isso o movimento se soma ao SINDICARNE-MG no chamado para que as trabalhadoras se organizem. Pois, para conseguir vitórias concretas é fundamental que todas estejam unidas entre si e com os demais companheiros, fortalecendo o seu sindicato e lutando por valorização e melhores condições de trabalho. Por fim a atividade foi finalizada com um chamado às trabalhadoras para conhecerem o MML e se integrarem à Campanha Nacional Contra a Violência à Mulher.

A realização dessa primeira atividade na OSPER segue a proposta do MML de fazer o lançamento da cartilha nas empresas onde o efetivo de trabalhadores seja composto majoritariamente por mulheres.

“É osso, é osso, 
É osso de galinha
Ou dá nossos diretos
Ou vamos para a linha"











0 comentários:

Postar um comentário