quarta-feira, 23 de abril de 2014

Metalúrgicos de Minas fecham BR-265 contra os Acidentes do Trabalho

Hoje, dia 23/04 os Sindicatos dos metalúrgicos de de São João Del Rei, Divinópolis e Ouro Preto, Metabase Congonhas, todos filiados à CSP-Conlutas e a FSDTM-MG (Federação Sindical e Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais) e o Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, filiado à CTB, fizeram um ato contra os Acidentes de Trabalho. Os manifestantes realizaram um "trancaço" da BR-265, que liga a BR-040 à Rodovia Fernão Dias, das 5:30 até às 8:00 da manhã,causando um congestionamento de aproximadamente 20 Km. Após o trancaço o ato seguiu para portaria da empresa Bozel Brasil S/A às 08:45 horas, onde a atividade foi finalizada.

O ato de hoje faz parte das mobilizações do Dia Mundial de Memoria das Vitimas de Assidentes e Doenças de Trabalho, que tem como marco o dia 28 de Abril, que exige mais seguranças nas empresas, e também para se solidarizar e exigir reparação pelo recente falecimento do Sr. Carlos Alberto Melo, vítima de acidente do trabalho, que há 29 anos prestava serviços como operador III na empresa Bozel Brasil S/A.

No Brasil a cada três horas morre um trabalhador vítima de acidentes e doenças do trabalho. Isso porque as patronais não se preocupam com os trabalhadores, dando pouca importância ao tema de Saúde e Segurança. Quando ocorrem fatalidades como o caso do Sr. Carlos as empresas, em sua grande maioria, só se preocupam em lamentar, mas não adotam políticas preventivas que de fato protejam a saúde e integridade física dos trabalhadores. Tais empresas não se preocupam em melhorar o ambiente de trabalho, reduzir a jornada e preparar a chefia para um bom relacionamento com os trabalhadores.

A luta contra os acidentes do trabalho é uma prioridade de todos os sindicatos filiados à CSP-Conlutas. Não é justo que a ganancia da patronal esteja acima da segurança dos trabalhadores. Somos nós que produzimos as riquezas, e sabemos que o lucro desses grandes empresários está sujo com o sangue operário. 












0 comentários:

Postar um comentário