sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Nas eleições do DCE da UFOP a chapa 2 (Interação) diz que feminismo é opressão!

Podia ser só uma questão de ignorância, o que seria grave para um grupo que se está a candidatar ao DCE de uma universidade, mas não acreditamos que seja.

Ainda assim vamos esclarecer as possíveis dúvidas, o feminismo é um movimento que, nas suas diferentes matizes, luta contra a opressão das mulheres na sociedade. Feminismo não é à versão feminina do machismo pois não existe opressão sobre alguém só porque é homem. O que é a opressão? É o aproveitamento de desigualdades para por em desvantagem e submeter um grupo social em base às diferenças sexuais, raciais, nacionais e de outros tipos. O machismo é a ideologia que considera as mulheres do ponto de vista econômico, político e social, inferiores aos homens. O feminismo não considera nenhum grupo social inferior, apenas combate o machismo.

E isso não é coisa do passado. No Brasil a cada hora e meia uma mulher é assassinada por questões machistas, a cada 12 segundos uma mulher é estuprada (dados do governo federal). A maioria das mulheres que sofrem violência machista é pobre e negra.

A universidade não está por fora desta realidade, os trotes machistas são exemplo disso, a  ausência de creche e auxilio financeiro para as mulheres que estudam afastam muitas mulheres do ensino superior público. É muito triste – ou revelador - que uma chapa que concorre ao DCE de uma universidade para além de não apoiar movimentos feministas ainda diga que os vai combater. Por isso chamamos ao voto na chapa 1, a UFOP pode mais, que de fato é contra todos os tipos de opressão e por isso apoia os movimentos feministas, dentro e fora da universidade.

MML Minas Gerais

ANEL Minas Gerais

0 comentários:

Postar um comentário