domingo, 13 de maio de 2012

TREZE DE MAIO É DIA DE LUTA!

Em 13 de maio, o Estado brasileiro celebra a “abolição da escravidão”. Contudo, para negros e negras, há muito pouco o que comemorar. Por isso mesmo, longe de ser um “dia de festa”, para nós, este é um dia de denúncia do racismo. E, infelizmente, passados 124 anos desde que o Brasil tornou-se o último país do mundo a libertar seus escravos, há muito o que denunciar.

Afinal, hoje, negros e negras ainda formam a maioria dos mais pobres, dos sem-teto e sem-terra e daqueles que não têm acesso à educação, à saúde, ao transporte, à moradia, à terra e ao trabalho dignos. E, ao mesmo tempo, lamentavelmente, também é negra a maioria dos jovens vitimados pela violência social e racial, inclusive (e especialmente) por parte dos agentes de repressão do próprio Estado.

Mães pretas, mães de luto e de luta!

Neste “13 de maio”, quando também se celebra o “dia das mães”, devemos lembrar as histórias de sofrimento e, principalmente, de luta de todas as “mães pretas” que tiveram (e continuam tendo) suas vidas marcadas pelo sofrimento e pela luta.

Lembraremos sempre de Dandara (comandante do exército do Quilombo de Palmares) e Luiza Mahin (dirigente da Revolta dos Malês, em 1835, e mãe do militante abolicionista Luís Gama). Como também marcharemos ombro-a-ombro com as “Mães de Maio”, cujos filhos, companheiros, amigos e parentes foram assassinados há seis anos, quando agentes policiais e paramilitares ligados a grupos de extermínio mataram mais de 560 pessoas durante apenas oito dias, numa suposta ação contra o PCC.

Além de exigir justiça para estas mulheres, devemos também levar para as ruas a luta contra as muitas formas de opressão e exploração que, combinando machismo e racismo, marcam profundamente a vida das mulheres negras: da imposição de padrões eurocêntricos de beleza à superexploração em postos de trabalho precarizados e terceirizados; da tentativa de transformá-las em objetos sexuais à violência doméstica; da falta de assistência médica à impossibilidade de acesso à educação e creches.

Nota do Blog: A CSP-Conlutas/MG convida a todos os militantes a fazerem uma reflexão profunda neste 13 de Maio. O número de crianças e jovens assassinados no Brasil e de mulheres vítimas da violência aumentam a cada ano. E a maioria esmagadora das vítimas são negras.  Seria apenas uma infeliz coincidência? NÃO! O QUILOMBO RAÇA E CLASSE vem há muito denunciando o sistemático extermínio da população negra que está sendo impiedosamente praticado pelo Burguesia e seu braço armado, as polícias. Dia 13 de Maio, para nós que lutamos contra o racismo é dia de LUTA! Pela derrubada do capitalismo, que se utiliza de seus co-irmãos (racismo, machismo e homofobia) para dividir e explorar ainda mais a Classe Trabalhadora e promover um genocídio higienista no país e no mundo! Por isso não devemos esquecer: não há verdadeiro Socialismo enquanto o racismo, o machismo e a homofobia perpetuarem!

VIDA LONGA A LUTA DOS QUILOMBOLAS!

VIVA O TREZE DE MAIO DE LUTA!

Fonte: Adaptado de cspconlutas.org.br





0 comentários:

Postar um comentário