sexta-feira, 29 de julho de 2011

CHEGA DE ACIDENTES DE TRABALHO!

TRABALHADORES DE SETE LAGOAS SOTERRADOS!

Mais uma acidente de trabalho entra para a lista negativa que Minas Gerias acumula. Depois do desabamento do prédio no Buritis, na quinta-feira, em que operários se salvaram por pouco, dessa vez trabalhadores foram soterrados num acidente em Sete Lagoas, Região Central do estado.
De acordo com o subtenente Gilson José Rodrigues Nogueira, 3ª Companhia do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros, um filtro usado no processo de moagem de cimento caiu sobre dois operários dentro da empesa Brennand Cimentos. Por volta de 0h desta sexta-feira, dois funcionários subiram uma torre de aproximadamente 20 metros para conferir o processamento de cimento no filtro. 
Eles constataram que havia um acúmulo de pó. O problema estava travando o produção. Segundo o subtenente Nogueira, no momento da checagem o filtro não aguentou o peso e desabou, soterrando os funcionários.
Depois de quase duas horas de trabalho, os bombeiros conseguiram resgatar Armando Lidário da Silva, de 51 anos, e Helton Rosa Domingos dos Santos, 36, que foram levados para o Hospital Municipal de Sete Lagoas. Equipes do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) auxiliaram no atendimento. Armando apresentava fratura no braço esquerdo, laceração na perna esquerda e suspeita de fraturas. Helton sofreu fraturas nas duas pernas. 
“O local estava muito arriscado. A queda do filtro deixou o ambiente instável. Nós também corríamos risco debaixo da estrutura metálica”, afirma o militar. Segundo o subtenente Nogueira, dois engenheiros da empresa acompanharam o resgate. A área foi isolada pela corporação para garantir segurança dos empregados em caso de novos desabamentos. 
Segundo a assessoria da empresa, Brennand, responsável pela obra, o filtro que desabou é novo, não havia sucateamento. Técnicos da Brennand e do fabricante da estrutura metálica vão nesta sexta o local do acidente para levantar as possíveis causas. Um laudo técnico deve apontar o motivo do acúmulo de cimento na máquina. 
Dados do Sistema de Referência em Análise e Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sirena), mostram que, em 2010, Minas foi o segundo estado com maior número de acidentados (255) perdendo apenas para São Paulo (570). No Brasil, de janeiro a dezembro, o Sirena analisou 1.944 acidentes de trabalho e foram registradas mortes em 777 (40,0%). Ao todo 2.252 trabalhadores se envolveram envolvidos em acidentes, e deste número, 846 morreram. 
 
A CSP-Conlutas denuncia os frequentes e fatais acidentes de trabalho que matam e mutilam milhares de trabalhadores ano a ano no Brasil! 

Fonte: www. uai.com.br

0 comentários:

Postar um comentário