sexta-feira, 29 de julho de 2011

MOVIMENTO QUILOMBO RAÇA E CLASSE!

Conheça o Quilombo Raça e Classe!

Durante muitos séculos a única referência da população negra brasileira foi a senzala. Ensinaram-nos que o nosso lugar era o da submissão e da passividade. Disseram-nos que não tínhamos história e nem patrimônio cultural. Acreditavam nisso e achavam que também acreditaríamos. Estavam enganados!
Desde o primeiro negro e a primeira negra que pisaram os pés neste país  que em nenhum instante aceitaram suas condições impostas de escravidão, pelo contrário, lutaram, resistiram, construíram, organizaram e se solidarizaram. Recuperaram e reinventaram a África da propriedade coletiva, do respeito aos mais velhos, do papel central da mulher e da solidariedade. Fizeram de seus corpos, mentes e de sua ginga instrumentos de luta e resistência. Nossa herança é esta! Nossa referência não é e nunca foi a senzala! São os quilombos, as lutas, as revoltas!
Este é o primeiro princípio de nosso movimento: a reivindicação da resistência e luta histórica da população negra, daquelas e daqueles que com suas próprias mãos e ações diretas construíram sua liberdade e combateram a exploração da elite latifundiária branca.
Mas não foi só isso, ao contrário do que alguns setores querem nos fazer pensar, as negras e negros desde país nunca lutaram apenas por si mesmos. Os quilombos comprovam isto. Não eram apenas territórios negros, mas espaços de solidariedade de classe, pois para lá se dirigiam e eram recebidos todas e todos que queriam lutar por melhores condições de vida.
Tendo certeza que esta luta não ocorre e nem se dará nos gabinetes e escritórios fechados, muito menos no parlamento burguês – mesmo não negando que em determinados momentos o combate jurídico e no parlamento são de certa importância – mas, sim, pela ação direta e mobilização coletiva como forma privilegiada de luta: este é mais um dos nossos princípios e dele não abrimos mão. Pois, a rua, a praça, a mobilização, a barricada são nossos territórios de resistência, são nossos espaços de criação, são nossos lugares de revolta e construção. Onde levantamos nossas bandeiras, gritamos nossas palavras de ordem e conversamos com os iguais a nós…
Reivindicamos como mais um de nossos princípios: o internacionalismo. Dessa forma, recuperamos o verdadeiro sentido da expressão Mãe África. Mãe de todos e todas nós, mulheres e homens negros americanos, europeus, asiáticos e africanos.
Internacionalismo na luta, na solidariedade como nossos companheiros haitianos, com nossas camaradas palestinas, com nossa juventude egípcia. Nossos e nossas, porque somos quem luta contra a exploração capitalista e o racismo como ideologia orgânica do capitalismo.
Nosso tempo é outro! É o tempo da mudança, da transformação. É o tempo verdadeiramente humano, aquele que constrói a sociedade em busca da humanização humana. Quem mais fez isso na história do mundo que não as classes trabalhadoras! Quem mais fez isso na história do Brasil que não a população negra! Este é o tempo do socialismo, mais uma vez a desconstrução da mentira burguesa. Este é o nosso fim, não um fim já dado, mas um fim que será construído como tudo o foi na humanidade.

VIDA LONGA AO MOVIMENTO QUILOMBO RAÇA E CLASSE!

Fonte: Site da CSP-Conlutas (adaptação) 

Em tempo- O Quilombo Raça e Classe irá participar de uma atividade na Serra do Salitre, região de Patos de Minas junto com grupos quilombolas mineiros, no dia 12 de agosto. Quem tiver interesse em participar desta atividade entre em contato com Cássia na secretária da CSP-Conlutas-MG.

0 comentários:

Postar um comentário