sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Reunião da Coordenação estadual da CSP Conlutas MG faz importante balanço da central em 2013 e prepara a intervenção para o próximo ano

Na tarde desta terça-feira, 10 de dezembro, reuniu-se na sede do Sinttapi-MG a coordenação estadual da CSP-Conlutas-MG. Um momento importante, onde se pautou a intervenção da central em todo o estado, o balanço de sua atuação no ano de 2013 com todas as suas vitórias e debilidades, e um planejamento ousado para o ano que se segue. A Atividade começou com o credenciamento e café da manhã às 9h, e seguiu para a primeira mesa de analise de conjuntura, quando foi apresentado um vídeo de balanço de 2013 produzido pela equipe de comunicação da central (para assisti-lo clique aqui).

Após a exibição do vídeo, iniciou-se um qualificado debate político com avaliações sobre os acontecimentos do ano, desde as greves dos servidores municipais, os atos nacionais de abril e maio, e as tão faladas jornadas de junho e seus desdobramentos em julho e agosto, e as greves da campanha salarial dos metalúrgicos que se mantém em aberto. Além disso foi aberto um rico debate sobre questões econômicas e políticas do atual governo, fazendo deste um importante espaço de formação para o movimento. Após a mesa de Conjuntura, o companheiro Oraldo fez um informe sobre a intervenção da CSP-Conlutas nos movimentos do campo, apresentando mais um espaço aberto pelo processo de reorganização política e sindical de nosso país.

Depois de uma pequena pausa para o almoço, e a reunião de setores dos metalúrgicos sobre a campanha salarial, se iniciou um debate sobre os movimentos populares, estudantis e de opressão, com a presença do Movimento Luta Popular, Quilombo Raça e Classe, Movimento Mulheres em Luta, ANEL, que também apresentaram um balanço de crescimento e de muita luta no ano de 2013. Por todas as falas se destacaram as jornadas de junho, quando a CSP-Conlutas interviu com todos os seus setores e com toda a sua política, cumprindo o papel que nenhuma outra central conseguiu cumprir. Outros destaques se deram para a construção do Encontro Nacional do MML, O segundo congresso nacional da ANEL, e o surgimento da Ocupação William Rosa.

Por último foi realizado uma mesa de avaliação estrutural da central, onde o companheiro Zé João apresentou importante crescimento atingido pela CSP-Conlutas em 2013, mas também as grandes debilidades que ainda enfrentamos. Foi feita a listagem de todos os sindicatos filiados, os sindicatos que têm se aproximado e às entidades em processo de fundação. A partir disso foram encaminhadas propostas de reestruturações importantes, são elas:

·         Investir na formação dos associados da CSPCONLUTAS
·         Coerentizar a vida financeira da central, realizando visitas aos sindicatos associados para discutir sobre o pagamento da mensalidade à CSP CONLUTAS.
·         Reorganizar as regionais
·         Reforçar o trabalho de mulheres.
·         Ampliar a executiva incorporando outros setores:
o   Congonhas/ Mineração
o   Mariana
o   Reforçar a presença dos gráficos
o   Impulsionar trabalho no Campo.
o   Movimento Popular e Ocupações Urbanas.
o   Servidores de Betim

Além disso, nesse espaço também foi apresentada e aprovada a prestação de contas de ano, e encaminhada a incorporação nas atividades do calendário nacional para o mês de março, onde a central terá importantes atividades, como:

·          21 de março: Reunião da Coordenação Nacional
·          22 de março: Reunião com setores aliados na unidade de ação
·          23 de março Encontro Setorial de negros e negras e Assembleia nacional da ANEL
·          Preparação para intervenção na VI Cúpula do BRICS e o encontro do BIRD em unidade de ação com todos os setores contrários às políticas desses fóruns.


Após encerrada a mesa, houve uma confraternização com todos os participantes, para brindar as vitorias deste ano que ainda não se encerrou, mas que já provocou muitas mudanças na conjuntura brasileira.






0 comentários:

Postar um comentário