sexta-feira, 15 de junho de 2012

XIII CONGRESSO DA FEDERAÇÃO SINDICAL E DEMOCRÁTICA DOS METALÚRGICOS DE MINAS GERAIS!


A Federação Sindical e Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais (FSDTM-MG) realiza nestes dias 29 e 30 de junho, em Contagem, o seu XIII Congresso. O evento será um espaço democrático onde trabalhadores de todo o estado poderão discutir os principais problemas da categoria, além de renovar a direção da entidade e elaborar um plano de lutas e trabalho da Federação para o próximo período.

O momento em que acontece o Congresso – O Congresso acontece num momento em que as empresas retomam o crescimento e consequente aumentam os seus lucros. Mas também num momento de aprofundamento da crise econômica internacional, que está servindo para o Governo como um pretexto para a retomada da Reforma Trabalhista. Se isso se concretizar, teremos mais ataques aos direitos trabalhistas e um grande aumento da exploração.

Combater a “epidemia” de doenças e mortes do trabalho – O congresso deverá elaborar planos para avançar na organização e fortalecimento das CIPAS para que os metalúrgicos tenham condições concretas de defender a sua saúde, além de votar campanhas para exigir dos patrões mais segurança no chão da fábrica e o combate às doenças ocupacionais como a LER/DORT e a Silicose Pulmonar.

Avançar na organização por local de trabalho – O Congresso também deverá preparar a luta para fortalecer a organização dos metalúrgicos em seus locais de trabalho. Para isso a Federação tem colocado todos os esforços para fazer valer o direito à eleição de delegados sindicais dentro das fábricas. A preparação dessas eleições em todo o estado será um dos principais temas do Congresso.

Este é um direito constitucional que as empresas se negam a cumprir. Na Campanha salarial de 2011 os metalúrgicos Itaguara, na região centro-oeste do estado, conseguiram o direito à eleição de delegados sindicais. Devemos lutar para que o mesmo aconteça em todo o estado.

Preparar uma forte campanha salarial – Apesar da choradeira, as empresas continuam a lucrar muito. E agora, com incentivos do governo! Neste Congresso vamos dar início à preparação da campanha salarial 2012, para avançar nas conquistas e garantir o aumento real dos salários, o fim da rotatividade e as eleições para delegado sindical.

Fonte: Ricardo Malagoli 

0 comentários:

Postar um comentário