quinta-feira, 10 de maio de 2012

CSP-CONLUTAS ENTRA NA LUTA PELA PRESERVAÇÃO DA SERRA DA GANDARELA!

 Nota da CSP-Conlutas sobre a Serra da Gandarela
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizará entre os dias 07 e 12 de maio consultas públicas para apresentar a proposta de criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela. Raposos, Caeté, Ouro Preto, Santa Bárbara, Rio Acima e Belo Horizonte são municípios que sediarão estas consultas que tem, como principal objetivo, apresentar e discutir com as comunidades locais a proposta de criação desta importante unidade de conservação.
 
Infelizmente, a mesma área pretendida para a criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela é cobiçada para a exploração minerária. Sob o discurso da geração do emprego e do desenvolvimento sustentável, a Vale utiliza diversos meios de comunicação para convencer a população que é possível minerar, desenvolver economicamente o município e colaborar com a preservação do meio ambiente.
 
Como divulgado pela Campanha “O minério tem que ser nosso”, no qual a CSP-Conlutas integra com outros movimentos sociais, a mineração além de ser uma atividade de alto impacto ambiental e social, paga apenas 2% em média de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). Além de pagar muito pouco pelo o que arrecada, a Vale também lucra explorando os trabalhadores que constantemente sofrem com os acidentes de trabalho, com os baixos salários e com as altas jornadas de trabalho.
 
Diante desta realidade, não podemos deixar que a população de Minas Gerais torne-se refém da exploração minerária. Precisamos que o Estado e os municípios exijam das empresas responsabilidades aos danos causados às cidade minerárias e que pare de destruir as poucas áreas naturais existentes. Por fim, a CSP-Conlutas vem por meio desta, reiterar o seu apoio à criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela por acreditar que a ganância das empresas mineradoras não deve sobrepor à qualidade de vida da população, setor da sociedade que mais sofre com este modelo capitalista que privilegia as empresas, explora os trabalhadores e destrói o meio ambiente!
 
Parque Nacional da Serra do Gandarela! Esta luta eu apoio!
 
CSP-Conlutas/ Maio 2012




0 comentários:

Postar um comentário