sexta-feira, 20 de abril de 2012

CONGONHAS - DOIS TRABALHADORES MORTOS, CSN SUJA AS MÃOS DE SANGUE!


Dois funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) morreram em um grave acidente na madrugada desta sexta-feira na área da empresa em Congonhas, na Região Central de Minas Gerais. Por volta das 4h30, a Polícia Militar (PM) da cidade recebeu um chamado da mina Casa de Pedra.

De acordo com o tenente Cláudio Correia Armond, da 112ª Companhia do 31º Batalhão, o chefe da segurança contou que as vítimas estavam em uma caminhonete L200 que foi atingida por um caminhão de grande porte conhecido como fora de estrada. O veículo maior passou por cima da caminhonete. O mecânico nível 1 Leandro Ferreira do Nascimento Moreira, de 25 anos, e o técnico em manutenção Marcos Apolinário, 43 anos, morreram na hora.

Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Conselheiro Lafaiete por volta das 6h20. Ainda de acordo com o tenente Armond, 25 caminhões trabalhavam no local, o que dificulta a identificação do veículo que causou o acidente. Segundo ele, a empresa está tentando localizá-lo a partir de dados do GPS. Em nota, a CSN informou que lamenta o ocorrido, presta todo o apoio às famílias das vítimas e que está investigando as causas do acidente.


Nota do Sindicato Metabase Inconfidentes


Morreram nesta sexta-feira (20) Marcos Apolinário e Leandro Ferreira, que foram vítimas de acidente fatal de trabalho na mina Casa de Pedra da CSN em Congonhas. A camionete, na qual estavam os trabalhadores, foi atingida por um caminhão Fora de Estrada.

A morte desses companheiros é mais uma trágica comprovação das condições degradantes de trabalho às quais estão submetidos os trabalhadores da CSN.

Essa triste notícia, que comove a todos, não é um raio em céu azul. Basta relembrar os três operários mortos na Mina Casa de Pedra da CSN, em 2009.

Os números de acidentes de trabalho, muitas vezes fatais, crescem na velocidade da lucratividade e da produção da CSN.

A sede insaciável de lucros da empresa está matando de forma violenta homens e mulheres trabalhadoras, pais e mães de famílias, seres humanos que perdem a vida tragicamente no “mundo do trabalho” onde a única coisa que vale é a produção e as metas.  Organizado pela ganância desmedida, o processo de trabalho se parece cada vez mais com um filme anunciado de mutilações, acidentes e mortes.

O sindicato Metabase Inconfidentes se solidariza com as famílias, parentes e amigos dos companheiros falecidos. Tomaremos todas as providências cabíveis para a investigação e punição dos responsáveis. Levaremos às últimas conseqüências a apuração dos fatos. Em nossa opinião, a CSN deve ser investigada, responsabilizada e punida pelas mortes. Na próxima reunião de negociação da Campanha Salarial, esse tema será o primeiro ponto da pauta!

Habitualmente as empresas têm como prática responsabilizar o próprio trabalhador pelo acidente. Esse método nefasto tem como objetivo culpabilizar a própria vítima, invertendo os papéis reais. Por isso, exigimos uma investigação transparente do acidente, com participação do sindicato. Defendemos que a CSN indenize as famílias. Exigimos também a revisão dos procedimentos de segurança na empresa e maior investimento em segurança preventiva. Além disso, defendemos uma Cipa atuante e independente da empresa.

O sindicato faz um chamado a todos trabalhadores (as): vamos nos mobilizar contra mais essa tragédia de responsabilidade da CSN. Vamos defender nossas vidas e demonstrar nossa indignação pela perda de queridos companheiros. O Metabase também convida a todos a participarem do velório e enterro.

NOTA DO BLOG: A CSP-Conlutas/MG se solidariza com as famílias e exige da CSN a imediata apuração das causas deste grave acidente! BASTA DE ACIDENTES DE TRABALHO!
              

Um comentário:

  1. Enquanto essa CSN só pensar em lucro e mais lucro ocorrerá acidentes deste porte frequentemente..Tive o desprazer de trabalhar lá durante três (3) anos e sei a pressao psicologica que os operadores sofrem ao deixar o caminhão um minuto parado. Agora é pedir a DEUS para consolar a família..Que Deus abençoe a eles onde quer que eles estejão...

    ResponderExcluir