segunda-feira, 14 de novembro de 2011

CAMPANHA SALARIAL DO SINDICATO DOS METALURGICOS DE SÃO JOÃO DEL REY

Os trabalhadores da eletrometalúrgica Ligas Gerais, produtora de ferroligas de São João Del Rei, se reuniram em assembléia lotada para apreciar a proposta apresentada pela empresa para o reajuste salarial. Indignados com a oferta que, além de insuficiente, desconsiderava os altos lucros que a empresa obteve no último período e a dureza e periculosidade do trabalho na produção da fábrica, os operários votaram massivamente pelo rechaço ao acordo rebaixado dos patrões. Em uma grande demonstração de ousadia e disposição de luta, saíram da sede do sindicato, em bloco, gritando para a toda a população ouvir: É GREVE!

Amedrontados com a força que o movimento grevista poderia adquirir, os patrões da Ligas Gerais se viram forçados a apresentar uma nova proposta de reajuste: 12% de aumento no piso (atingindo o valor de 689,62) e nos demais salários. Este acordo foi aprovado pelos trabalhadores da Ligas Gerais em assembléia, também massiva, realizada no último dia 8 (terça). Trata-se de um dos maiores reajustes conquistados no setor em toda Minas Gerais.

Outra conquista histórica alcançada nessa acordo foi o direito à representação de base por meio de delegados sindicais. Trata-se de os trabalhadores terem, no chão da fábrica, um companheiro eleito pelos operários da Ligas Minas representando o sindicato, com estabilidade no emprego, para fiscalizar a segurança do trabalho, coibir práticas como o assédio moral e garantir que os trabalhadores estejam sempre em contato direto com a sua organização de classe!

Fonte:www.demetal.org.br 

0 comentários:

Postar um comentário