Os trabalhadores da eletrometalúrgica Ligas Gerais, produtora de ferroligas de São João Del Rei, se reuniram em assembléia lotada para apreciar a proposta apresentada pela empresa para o reajuste salarial. Indignados com a oferta que, além de insuficiente, desconsiderava os altos lucros que a empresa obteve no último período e a dureza e periculosidade do trabalho na produção da fábrica, os operários votaram massivamente pelo rechaço ao acordo rebaixado dos patrões. Em uma grande demonstração de ousadia e disposição de luta, saíram da sede do sindicato, em bloco, gritando para a toda a população ouvir: É GREVE!
Amedrontados com a força que o movimento grevista poderia adquirir, os patrões da Ligas Gerais se viram forçados a apresentar uma nova proposta de reajuste: 12% de aumento no piso (atingindo o valor de 689,62) e nos demais salários. Este acordo foi aprovado pelos trabalhadores da Ligas Gerais em assembléia, também massiva, realizada no último dia 8 (terça). Trata-se de um dos maiores reajustes conquistados no setor em toda Minas Gerais.
Outra conquista histórica alcançada nessa acordo foi o direito à representação de base por meio de delegados sindicais. Trata-se de os trabalhadores terem, no chão da fábrica, um companheiro eleito pelos operários da Ligas Minas representando o sindicato, com estabilidade no emprego, para fiscalizar a segurança do trabalho, coibir práticas como o assédio moral e garantir que os trabalhadores estejam sempre em contato direto com a sua organização de classe!
0 comentários:
Postar um comentário