terça-feira, 18 de outubro de 2011

Metalúrgicos de MG prometem paralisações nesta quarta e quinta



Os metalúrgicos de Minas Gerais, em campanha salarial, enfrentam a intransigência da patronal. Na última reunião com a Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) que representa os sindicatos patronais, realizada na segunda-feira (17), não foi apresentada nenhuma proposta aos trabalhadores.

A FSDTM-MG (Federação Sindical Democrática dos Trab. Ind. Met. Mec. Elet. MG) que representa os trabalhadores metalúrgicos, informou em nota que a proposta “foi uma verdadeira provocação”.

“Após receber nossa contra proposta se limitaram a marcar a próxima reunião, que ficou agendada para a próxima segunda-feira dia 24 de outubro”, informa a federação.

A proposta que se encontra na mesa é de 8,5% de reajuste e nos pisos salariais, além de banco de horas e homologação à escolha dos patrões.

A Comissão de Negociação apresentou uma contraproposta de 12% de reajuste, 16% nos pisos salariais, delegado sindical, melhoria nas condições de saúde e segurança e fim do banco de horas.

Segundo o coordenador da Coordenação da FSDTM-MG e membro da Executiva Estadual de MG da CSP-Conlutas, Gilberto Gomes, o Giba, a Fiemg tenta impor o arrocho aos trabalhadores. “A proposta é muito ruim. Por isso vamos intensificar as mobilizações. Estão previstas paralisações e atos nos municípios de Itaúna, Paraisópolis, Pirapora para pressionarmos e conquistarmos uma negociação  compatível com indicadores nacional no setor metalúrgico”, informou.

O Sindicato dos Metalúrgicos do município de Itajubá (MG) que negocia diretamente com a empresa, conquistou 10,5% de reajuste e 13% no piso, o que foi considerado uma vitória para a categoria.

“É preciso iniciar a paralisação das fábricas e mostrar para os patrões que os metalúrgicos não estão dispostos a se sacrificarem ainda mais, produzir mais, adoecer mais, e ainda virarem escravos através do banco de horas”, salientou.

Nas próximas quarta (19) e quinta-feira (20) haverá paralisação dos metalúrgicos de Minas.

As empresas a paralisarem a produção devem ser as seguintes:

• Delphi, de Paraisópolis
• Dayco, Juatuba
• Liasa, Pirapora
• Tudor, Valadares


Com informações da Comissão de Negociação e Coordenação da Federação.

0 comentários:

Postar um comentário