sexta-feira, 20 de maio de 2011

Três hospitais podem fechar as portas em BH


Reunião entre sindicato e autoridades governamentais discutirá solução

Belo Horizonte corre o risco de perder três importantes hospitais: São Bento, Santana e SOS. Os gestores destes estabelecimentos e a omissão dos governos geraram uma crise financeira que poderá levá-los a fecharem as portas. Se de fato os hospitais fecharem, deixarão cerca de 500 trabalhadores sem emprego. Um traço comum a todas estas unidades de saúde é a má administração,  camas e enxovais em péssimo estado de conservação e o atraso nos pagamentos dos salários; a grande maioria dos funcionários estão sem receber há mais de três meses.

Nesta sexta, dia 20 de maio, às 13h, o SINDEESS (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de BH e Região), filiado à CSP-Conlutas, fará uma reunião com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), localizada à Rua Tamoios, nº 596, no centro da capital. Também estarão presentes os trabalhadores dos hospitais e representantes da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo da reunião é apresentar a pauta de reivindicações do sindicato e negociar uma alternativa para a melhor resolução do problema.

Para a diretoria do SINDEESS, a possibilidade de fechamento destes hospitais significará uma grande perda para a população da região metropolitana, que já sofre com a péssima qualidade e o alto custo dos serviços de saúde, que deveriam ser garantidos pelo Estado. Frente a este risco, o sindicato defende que os hospitais em crise sejam municipalizados, a exemplo do ocorrido recentemente com o Hospital São Francisco. A entidade também defende que os investimentos em saúde por parte de todas as esferas de governo sejam imediatamente ampliados a fim de se melhorar a qualidade do atendimento e facilitar o acesso da população à assistência médica.

0 comentários:

Postar um comentário