quinta-feira, 2 de maio de 2013

CSP-Conlutas de Minas Gerais tem vitoriosa participação na Marcha Nacional em Brasília






Este é o nosso balanço desta grande atividade realizada em Brasília. Cerca de 25 mil trabalhadores lutadores ocuparam a explanada dos ministérios: metalúrgicos, trabalhadores da mineração, petroleiros, trabalhadores da construção civil, rodoviários, metroviários, bancários, trabalhadores da educação básica, média e universitários, servidores públicos municipais, estaduais e federais, estudantes organizados na ANEL, movimentos populares de luta por moradia, trabalhadores rurais sem terra lotaram as caravanas de todos estados brasileiros. Houve companheiros que utilizaram barcos durante dois dias para chegar ao local da saída dos ônibus, como no Pará, outros viajaram dois dias ou dois dias e meio como os companheiros do Rio Grande do Sul. Mas uma coisa é certa: a alegria de ver uma marcha vitoriosa era maior do que o cansaço da viagem. A cada hora mais e mais companheiros chegavam das mais diversas regiões do país.

Nossa delegação

Pelos nossos números conseguimos levar cerca de 34 ônibus sendo: 8 ônibus de metalúrgicos, 2 de professores e servidores de BH, 2 de trabalhadores da saúde privada de BH, 3 de estudantes, 1 de trabalhadores da industria gráfica, 5 de trabalhadores rurais sem terra, 2 da mineração, 2 de São João Del Rei, 1 SINDUTE Contagem, 2 ANDES, 2 SINTSPREV/MG, 1 Gráficos/MG e 1 Federação/CSP-Conlutas, 2 FAP/MG. Nossa Coluna marcou presença, nossa grande faixa e os estandartes da Federação, CSP-Conlutas. É importante destacar a grande presença da delegação de Divinópolis, toda uniformizada, disciplinada; delegação de Itajubá que viajou 15 horas; a linda coluna da juventude com 2 ônibus; o ônibus com a base do Sindibel (servidores municipais de BH) que em assembleia decidiram ir a Brasília . Achamos que o esforço valeu à pena. Aqui em Minas Gerais, a organização da marcha estava cruzada com várias atividades eleitorais (eleições do SINDEESS, dos Metalúrgicos de Pouso Alegre, de Barão de Cocais, de Mineração de Mariana).

Mas ao final valeu a pena, saímos desta marcha mais fortalecidos, a construção de uma alternativa de luta para a classe trabalhadora brasileira ganhou mais alguns pontos.

A marcha significou uma vitória da CSP-Conlutas e do Fórum de Unidade de Ação

A marcha consolidou a unidade do Fórum Nacional de Unidade de Ação, apesar, de toda pressão em cima dos companheiros da CUT Pode Mais, CONDESEF, FERAESP, setores do MST, Confederação Nacional da Alimentação - CNTA mantiveram-se firmes e realizamos uma das mais bonitas marchas dos últimos tempos.

Parabéns a todos que se dedicaram na construção desta marcha.
Parabéns a todos que participaram da grande delegação de Minas.


Gilberto Antonio Gomes, o Giba, pela Executiva Estadual da CSP-Conlutas MG.

0 comentários:

Postar um comentário