quinta-feira, 2 de maio de 2013

Bancários do Banco do Brasil fazem greve de 24 horas contra plano de funções


Na manhã desta terça-feira (30), as agências do Banco do Brasil de todo país amanheceram fechadas. Os bancários realizam uma paralisação nacional de 24 horas contra os planos de funções do Banco que prevê a redução da jornada de trabalho com redução de salários.

De acordo com o membro do MNOB (Movimento Nacional de Oposição Bancária) Bento José, o balanço parcial aponta adesão à paralisação agências de São Paulo na capital e Campinas, além das agências de Belo Horizonte, Espírito Santo, Curituba, Bahia, Maranhão e Pará.

“Na nossa avaliação essa é uma vitória, pois é a primeira greve de 24 horas que ocorre em todo país. A gente espera que essa pressão, agora nacional, faça com que o banco sente para negociar”, informou Bento José.

Os bancários do Banco do Brasil são contra o plano do banco que prevê a redução do horário de trabalho com corte nos salários que, em média, chegam a 16% na remuneração final para os cargos técnicos e operacionais.

A categoria tem realizado diversas mobilizações contra o plano e o MNBO impulsionou essa luta que teve início em São Paulo.

Foi realizado na capital paulista uma greve de 24 horas  no dia 7 de março, entre diversas outras paralisações, atos e assembleias, promovidos nos últimos meses , contra esse ataque do Banco.

“Essas mobilizações demonstraram a disposição dos bancários contra os ataques impostos pelo Banco do Brasil. Isso foi possível, porque em vários locais os trabalhadores tiveram iniciativa de organizar, divulgar e estimular a mobilização”, finalizou Bento.

0 comentários:

Postar um comentário