quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

NESTA QUINTA: reunião da Câmara Municipal de Ouro Preto contra as demissões na Novelis, na portaria da empresa

Nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, às 16h, acontece em Ouro Preto uma reunião da Câmara dos Vereadores na portaria da fábrica siderúrgica Novelis, uma multinacional indiana. A empresa anunciou no incício deste ano a demissão de 160 operários em decorrência do encerramento das atividades da do setor "Redução II" e também ameaça por fim à produção de alumínino primário na região.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Preto e Mariana, filiado à Central Sindical e Popular Conlutas (CSP-Conlutas) e à Federação Sindical e Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais (FSDTM-MG), alerta que estas medidas fazem parte do processo de fechamento total da companhia na região, pois, não existem investimentos previstos para a planta de Ouro Preto.

Roberto Wagner de Carvalho, coordenador de politica sindical da entidade, condena a postura da direção da empresa. "As demissões acontecem após a Novelis investir mais de R$ 1 bi para ampliar da unidade de Pindamonhangaba (SP). Ou seja, está claro que a empresa não passa por nenhuma limitação financeira que pudesse justificar essas demissões. Trata-se apenas de uma reorganização da produção leva em conta apenas os interesses da empresa, que demite os trabalhadores hoje para contratar outros, em outra região, com salários mais baixos e com direito a menos benefícios. Tudo isso, com o concentimento dos governos".

Os metalúrgicos, bem como os demais trabalhadores, setores populares de Ouro Preto e o movimento estudantil da UFOP precisam estar juntos e cercar de solidariedade os ameaçados de demissão, pois este é um ataque dos patrões que golpeia à cidade como um todo, que perderá vários postos de trabalho.

Leia abaixo o Boletim do Sindicato dos Metalúrgicos que convoca os trabalhadores e a população para a reunião desta quinta-feira:

0 comentários:

Postar um comentário