segunda-feira, 15 de outubro de 2012

EM BH, MARCHA EM DEFESA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Diante do contexto de ataques aos direitos de greve e de organização sindical dos servidores públicos, das ameaças de mudanças na previdência social, da redução curricular do ensino básico e, frente à conjuntura das eleições municipais, professores, estudantes, movimentos de mulheres e profissionais de vários setores da Educação e de diferentes movimentos sociais participaram dia 20/09 da Marcha em Defesa da Educação de qualidade.

A concentração aconteceu na Praça da Estação de onde os trabalhadores da Educação e estudantes juntos com representantes do Movimento Mulheres em Luta (MML), do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe, da Assembleia Nacional dos Estudantes-Livres (ANEL) e de Diretórios Acadêmicos seguiram em marcha até a sede da Prefeitura de Belo Horizonte. Já diante da Prefeitura os manifestantes ficaram sabendo que o prefeito Marcio Lacerda (PSB) estava na UMEI Timbiras para onde decidiram se encaminhar. 

Nos gritos de ordem, nas faixas, cartazes e falas, os manifestantes denunciavam a propaganda enganosa que o candidato Marcio Lacerda faz na tentativa de enganar a população tentando mostrar um quadro de excelência na Educação que não condiz com a realidade vivenciada dentro das escolas.

Na campanha eleitoral o prefeito Marcio Lacerda (PSB) credita os poucos avanços ocorridos na Educação somente a ele omitindo a contribuição dos professores e dos trabalhadores da educação. O candidato à reeleição procura culpar seu principal opositor, Patrus (PT) dos insucessos e retrocessos no setor, mas o que os candidatos não dizem em suas propagandas é que tanto o PT quanto o PSB formavam até pouco tempo uma aliança que precarizou, sucateou e privatizou a educação pública em Belo Horizonte, provocando um verdadeiro retrocesso no atendimento das crianças, jovens, adultos e idosos da cidade.

Através de faixas e falas, os manifestantes denunciaram a violência nas escolas, a desvalorização dos profissionais, os baixos salários, o adoecimento dos professores e questionou o porquê dessa realidade não aparecer na propaganda eleitoral nem de Márcio Lacerda NEM de Patrus.

Acesse o álbum de fotos da Marcha no Facebook do SindREDE: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.328120773950189.71196.100002568074584&type=1&l=6d5b0eecbb

0 comentários:

Postar um comentário