domingo, 4 de março de 2012

SOLIDARIEDADE DE CLASSE FOI DECISIVA NA VITÓRIA EM SJC! VEJA DEPOIMENTO DOS COMPANHEIROS DE ITAÚNA!

A Chapa 1, da CSP-Conlutas, venceu a eleição do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, com 57,68% dos votos válidos. A apuração terminou às 12h30 desta sexta-feira, dia 2, no ginásio da Escola Estadual João Cursino. A Chapa 2, da CTB, ficou com 42,32% dos votos.
Na apuração, o clima de euforia tomou conta do ginásio, entre militantes, trabalhadores e dirigentes sindicais, reforçando o caráter democrático da eleição. Todo o processo eleitoral, da coleta à contagem dos votos, foi realizado paritariamente por representantes das duas chapas.
 
A chapa 1 é encabeçada por Antonio Ferreira de Barros, o Macapá, atual diretor do Sindicato e trabalhador da General Motors. A eleição teve uma das votações mais expressivas dos últimos anos, com a participação de 11.638 trabalhadores associados. A Chapa 1 saiu vitoriosa na ampla maioria das fábricas. Foram 6.551 para a Chapa 1 contra 4.806 para a Chapa 2. Foram registrados 1,11% de votos brancos e 1,13% de votos nulos.
 
Com o resultado, a CSP-Conlutas, à qual o Sindicato se filiou em 2004, dá continuidade à sua trajetória à frente de um dos maiores sindicatos da categoria metalúrgica no país, com 43 mil trabalhadores em sua base.
 
O Sindicato representa metalúrgicos de mais de 900 empresas de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá. Entre elas estão General Motors, Embraer, Gerdau, Panasonic e Hitachi.
 
“Foi uma batalha importante. Democraticamente a categoria decidiu o futuro da entidade. Agradecemos a toda a categoria pela participação no processo eleitoral e pela confiança no projeto da atual diretoria e da CSP-Conlutas. Agora é seguir adiante para a classe trabalhadora se defender dos ataques das empresas e dos governos. A categoria sai mais unida da eleição para enfrentar esse desafio”, afirma Macapá.
Também presente as eleições e na apuração das urnas nas eleições do Sindmetalsjc, Antonio Carlos (Boi), diretor do sindicato de metalúrgicos de Itaúna e da FSDMMG deu seu depoimento sobre esta importante vitória da classe trabalhadora: 
“Essa campanha foi muito importante, a gente sabe da necessidade de se ter uma sindicato de luta em defesa dos trabalhadores. Lá em Minas vemos o que acontece na Fiat de Betim, que a CTB dirige, e tem banco de horas, um piso muito baixo... por isso estamos aqui”, afirmou.

As semelhanças não param por aí. Assim como em São José dos Campos, Antônio vê essa mesma ofensiva envolvendo patrões e governo em Itaúna. “Lá acontece o mesmo que aqui, a prefeitura já chegou a colocar matéria paga no jornal para dizer que as empresas não se instalam lá por conta do sindicato”, denuncia, reforçando a importância da solidariedade de classe.

 
Ao final da manhã desse dia 2, embora exaustos, os metalúrgicos estavam felizes por mais essa vitória, e certos que muitos desafios ainda virão. “O desafio agora é reforçar nossa organização de base, para que possamos lutar por nossos direitos”, finaliza o novo presidente da entidade.
Fonte:www.cspconlutas.org.br e www.pstu.org.br.
 

 

0 comentários:

Postar um comentário