quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

MOVIMENTO EDUCAÇÃO EM LUTA MANDA AVISAR: É CHEGADA A HORA DA DEMOCRACIA NO SINDUTE-MG


MANIFESTO PELO FORTALECIMENTO E DEMOCRATIZAÇÃO DO SIND-UTE MG
UMA DIRETORIA COLEGIADA E PROPORCIONAL
Companheiras/os,
Nos dia 10, 11 e 12 de fevereiro ocorrerá o 9º Congresso do Sind-UTE MG. Será um momento privilegiado para discutirmos propostas no sentido de fortalecer o nosso sindicato que é o nosso instrumento de luta e defesa dos interesses da categoria.
Acreditamos que precisamos de um SIND-UTE forte e competente que dê conta de enfrentar o governo Anastásia, que através da Lei do Subsidio, acabou com a carreira docente no estado.
Dentre várias propostas que serão por nós apresentadas no congresso, defenderemos o critério da PROPORCIONALIDADE para a composição da Diretoria do Sindicato (que é a verdadeira instância de poder). Através dela, os trabalhadores em educação que possuem propostas, projetos e disposição para trabalhar em prol da categoria que se organizarem em forma de chapas nas eleições do sindicato, estarão representados dentro da Diretoria do SIND-UTE pela proporção de votos que obtiverem nas eleições.
Vários sindicatos no Brasil adotam este critério. Citando alguns: APEOESP (professores SP), SEPE RJ (trabalhadores em educação do RJ), SINTE (trabalhadores em educação do SC) e SIND-REDE/BH.
Para exemplificarmos, mostraremos o resultado das últimas eleições do SIND-UTE MG em 2009. Nestas, dos votos válidos, a chapa 1 obteve 35%; a chapa 2, 15%; a chapa 3, 42%. Pelo estatuto da entidade, foi proclamada vencedora a chapa 3 (atual diretoria). Desta forma, temos uma diretoria minoritária, monolítica, que representa um único pensamento e portanto mais fraca. Acreditamos que desta forma fragiliza a categoria diante de um governo como o de Anastasia. Se o critério estatutário fosse o da proporcionalidade, teríamos uma diretoria composta pela proporção de votos que cada chapa obteve no pleito. Seria uma direção plural e mais democrática. Representando aproximadamente 100% da categoria dos trabalhadores em educação do estado. Estaria à altura dos desafios de defender os interesses dos trabalhadores em educação.
Além do critério da proporcionalidade iremos defender uma diretoria colegiada. Um sindicato que representa tantas pessoas e tantos pensamentos não pode ter sua expressão em torno somente de uma pessoa.
Tanto a proporcionalidade como a direção colegiada devem se expressar em todas as instâncias do sindicato. Desde a direção central até as subsedes. Somente assim podemos começar a democratizar e oxigenar a estrutura sindical do SINDUTE-MG.
Neste sentido, através deste manifesto, fazemos um chamado a todos aqueles trabalhadores em educação, que concordarem com esta proposta a assinarem abaixo, fortalecendo esta idéia, que apresentaremos ao congresso em forma de resolução.
Vamos juntos, fortalecer o nosso sindicato pra defender os trabalhadores em educação e a educação pública de nosso estado.
Este manifesto está aberto a assinaturas, ou se preferir envie sua assinatura para o e-mail: olimgustavo@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário