sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

NOTA DA FEDERAÇÃO SINDICAL E DEMOCRÁTICA DOS METALÚRGICOS DE MINAS GERAIS

NOTA DA FEDERAÇÃO SINDICAL E DEMOCRÁTICA DOS METALÚRGICOS DE MINAS GERAIS SOBRE OS ACIDENTES EM TRES MARIAS E DIVINOPOLIS
Gostaríamos muito de neste momento desejarmos a todos um feliz natal e um próspero ano novo, conforme nossas tradições todos os anos. No entanto, estamos de luto e muito tristes diante das tragédias que vitimam nossos irmãos e companheiros metalúrgicos nos locais de trabalho.
 
Mas, não é somente tristeza que nos abala, como também uma indignação de que acidentes tão graves aconteçam em empresas que como Votorantim Metais e Gerdau. Essas empresas estão entre os maiores grupos siderúrgicos nacionais e alçam voos comprando empresas pelo mundo afora. No entanto, pecam por não investirem devidamente na proteção da vida e da saúde dos trabalhadores.
 
Na segunda feira, 20 de dezembro, o companheiro Cícero Batista Lúcio da Silva, 27 anos, mecânico de manutenção, sofreu um grave acidente na Votorantim Metais, Unidade de Três Marias, quando realizava tarefa de manutenção em uma máquina de empilhamento de lingotes na fundição de zinco. Diga-se de passagem, esta estava acionada no momento do acidente o que contraria todas as normas de segurança no trabalho.
Até este momento o companheiro Cícero encontra-se em estado grave internado no Hospital Life Center, em Belo Horizonte, para onde fora transferido.
 
Ontem, 22 de dezembro, fomos mais uma vez surpreendidos com o acidente fatal na Gerdau, unidade de Divinópolis. Enquanto três trabalhadores realizavam manutenção acima do forno, quando uma explosão abalou a plataforma jogando-os dentro da “panela”. Enquanto dois conseguiram sair com queimaduras de 2º grau, o companheiro Ronaldo caiu diretamente no gusa.
 
Ronaldo tinha três filhas com idades de 19, 17, 12 anos. Era um mecânico experiente, pois trabalhava há 8 anos na Gerdau e mais 15 anos terceirizados.

CHEGA DE ACIDENTES E MORTES NO TRABALHO!
 
Estes companheiros são vítimas das péssimas condições de trabalho, do ritmo acelerado de trabalho, a que são submetidos os operários no país. Todos os anos,em torno de 5.000 trabalhadores perdem a vida, outros milhares ficam mutilados. Enquanto essas mesmas empresas comemoram anos a fio o aumento de seus lucros. São estes os preços dos seus lucros, Jorge Gerdau e Antônio Ermírio de Morais?

A Federação Sindical e Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais vem mais uma vez denunciar a falta de segurança a que os metalúrgicos estão submetidos. Vimos exigir apuração e responsabilização dos dirigentes dessas empresas por conta dessas mortes. A começar pelos principais acionistas.

Exigimos também que o Ministério do Trabalho cumpra seu papel e fiscalize efetivamente as condições de trabalho nas empresas metalúrgicas, pois, como é de conhecimento geral o contingenciamento promovido pelo governo Dilma coloca os auditores fiscais com situações inusitadas como a falta de dinheiro para viagens para o cumprimento de fiscalizações.

É preciso também uma ampla mobilização da sociedade por conta das tragédias e assassinatos de trabalhadores como vem ocorrendo nas indústrias. A nossa vida não tem preço. Nem o lucro dos patrões valem tanto como estar ao lado de nossas famílias.

FEDERAÇÃO SINDICAL E DEMOCRÁTICA DOS METALÚRGICOS DE MINAS GERAIS

BELO HORIZONTE, 23 DE DEZEMBRO DE 2011

0 comentários:

Postar um comentário