terça-feira, 6 de dezembro de 2011

MOÇÃO DE REPÚDIO À VALE POR ASSÉDIO MORAL!

Moção de repúdio à Vale pela campanha de assédio moral contra os trabalhadores em Mariana (MG)


             Repudiamos a campanha de assédio moral praticada pela Vale na região de Mariana e Ouro Preto.
A Vale está utilizando de ameaças, perseguições, constrangimentos, mentiras e calúnias para impor de forma autoritária sua vontade aos mais de 3 mil operários do Complexo de Mariana (MG).
    
Nas últimas semanas, em pleno período de negociação coletiva, são recorrentes as ameaças de retirada de direitos, desconto de valores já pagos aos trabalhadores, realizações de reuniões de “pressão” por parte da chefia, entre outros tipos evidentes de prática de assédio moral. 

Sendo assim, com métodos típicos da época da ditadura militar, a Vale ataca os funcionários em geral e, em particular, os trabalhadores que compõem a chapa de oposição (Chapa 2), a qual se coloca contrária à política da empresa.Essa pratica foi comum na época de Roger Agnelli, ex-presidente da Vale, entrou Murilo Ferreira que afirmou “querer uma empresa mais humana” e o “trabalhador menos estressado” se é isto mesmo a Vale tem que acabar com este tipo de prática, caso o contrário vai desmoralizar seu próprio discurso.Essa onda de assédio e perseguição ocorre em função da legítima reivindicação, dos trabalhadores, do pagamento do tempo despendido no transporte até os locais de trabalho, as conhecidas Horas In Itinere. Como não existe linha pública de ônibus disponível, é obrigação da empresa (segundo a legislação trabalhista) pagar pelo tempo de transporte.

               Contudo, a Vale quer pagar apenas por 23 minutos, enquanto a perícia técnica da justiça do trabalho avalia em 2 horas o tempo gasto, por dia, em transporte ao trabalho no complexo referido. Para piorar, a empresa quer pagar apenas 30 meses de retroativo, sendo que deveria, por lei, pagar 60 meses de passivo trabalhista.


Deixando de lado quaisquer princípios éticos e democráticos, a Vale impõe uma campanha de assédio e perseguição contra todos os trabalhadores que estão contra sua proposta.

Por tudo isso, exigimos o fim imediato do assédio moral implementada pela Vale, a apresentação de uma proposta que represente a realidade das horas in itinere e o respeito completo pela livre organização sindical dos trabalhadores. 

FONTE: METABASE INCONFIDENTES-SUBSEDE MARIANA.

0 comentários:

Postar um comentário