quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MOVIMENTO EDUCAÇÃO EM LUTA MANDA AVISAR: VITÓRIA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO!

Depois de 112 dias de uma greve heroica os trabalhadores em educação decidiram em assembleia na noite de ontem suspender a greve e aceitar a proposta apresentada pelo governo do estado.

Pelo acordo, o governo reconhece o direito do Piso ser aplicado de acordo com a progressão na carreira; se compromete a pagar o piso de forma escalonada de 2012 a 2015, segundo proposta a ser elaborada por comissão composta por governo, parlamentares e sindicato; suspende as demissões a partir de hoje e revoga as punições anteriores; anistia os grevistas; além de realizar pagamento imediato de salários e abrir negociação sobre o desconto dos dias parados.

A avaliação da categoria foi que estes pontos não contemplam todas as reivindicações pelas quais a greve foi iniciada, mas é uma grande vitória, considerando a dureza do governo, o desgaste de 112 dias de greve e as demissões de designados que já haviam se iniciado.

A CSP-Conlutas acredita que foi correta a suspensão da greve nestas condições, pois é o que permite algumas conquistas parciais, além de manter a categoria organizada e unida, pronta para outras batalhas que certamente virão.

Acreditamos que a greve foi um exemplo para a própria categoria, pois os que fizeram a greve podem agora demonstrar aos demais de que ela era justa e que poderia alcançar vitórias.

Foi um exemplo para a classe trabalhadora, pois demonstra que é possível lutar e é possível vencer, em especial neste momento em que outras categorias como trabalhadores dos correios e bancários estão em greve.

E um exemplo para toda a sociedade, pois chama atenção para a necessidade de valorizar os professores, e portanto toda a educação no Brasil, com aumento dos investimentos para 10% do PIB já - necessidade que é negada por ANASTASIA e pelos demais governos de plantão.

A greve foi importante também porque desmascarou o governo Anastásia, mostrando para os trabalhadores e a população mineiros e de todo o Brasil que o governo Anastásia é inimigo da educação e dos trabalhadores.

Em relação ao governo federal, a greve também demonstrou grandes problemas. A própria lei do piso do governo é ruim, pois abre brechas para que os governos estaduais a questionem e não implementem o piso, ou implementem de forma distorcida.

O governo federal se recusou a intervir em Minas Gerais, para obrigar Anastásia a cumprir o piso. O Ministro da Educação Fernando Haddad apoiou o governo do estado na contratação de substitutos aos grevistas, o que enfraqueceu a greve naquele momento.

Por isso, a greve mostrou que não é possível acreditar que Dilma esteja do lado dos trabalhadores, como em vários momentos a direção do sindicato chegou a acreditar.

A CSP-ConlutasMG parabeniza os educadores pela greve histórica, e conclama a todos a seguirmos organizados e unidos para os próximos desafios: o desafio de reverter as contratações de substitutos dentro das escolas; o desafio de manter o estado de greve com assembleia dia 8/10 para que a negociação com o governo avance e seja cumprida.

Assim como estivemos presentes em todas as assembleias e atividades de greve nas nossas regiões, nos colocamos a disposição de todos aqueles que quiserem fazer parte de uma organização de esquerda, de luta e socialista.
 
Confira abaixo o termo de compromisso assinado entre professores e governo:
Reiterada a plena disposição de permanente diálogo com a categoria dos professores estaduais, o Governo reafirma sua disposição ao entendimento de modo a permitir o retorno pleno da normalidade da rede pública estadual. Para tanto, garante ao Sindicato a participação em comissão de negociação, com a presença de 6 (seis) parlamentares, além dos representantes do Poder Executivo e do Sindicato, com o objetivo de aprimorar e reposicionar na tabela salarial da carreira da educação (em ambas as suas atuais formas de remuneração), com impactos salariais desdobrados de 2012 até 2015, desde que o movimento cesse de imediato.
 
A comissão será instituída através de resolução imediatamente após a suspensão da greve da categoria e iniciará os trabalhos em até 24 horas após a sua constituição. No curso das negociações, preservados os termos do regimento interno da Assembleia Legislativa, será orientada a liderança do Governo no sentido de paralisação da tramitação do projeto de lei já encaminhado ao Poder Legislativo. A partir da data da suspensão do movimento e retorno integral às atividades, cessa a aplicação de novas penalidades.

A CSP-CONLUTAS E O MEL, QUE DESDE O INÍCIO DO MOVIMENTO APOIARAM INTEGRALMENTE OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO EM GREVE NA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS, SAÚDAM E PARABENIZAM TODOS OS PROTAGONISTAS DESTA VERDADEIRA BATALHA POR VALORIZAÇÃO, RESPEITO, MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E PRINCIPALMENTE PELO PISO SALARIAL NACIONAL. E AVISAM: SE NOVAMENTE OS GOVERNOS DE PLANTÃO TENTAREM DESTRUIR OU RETIRAR DIREITOS DOS EDUCADORES ESTAREMOS FIRMES NA LUTA, POIS AFINAL:

SÓ A LUTA CONQUISTA!

Fotos da Greve: 



Adaptado por Andréa do blog do Movimento Educação em Luta MG

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os grevistas lutadores por esta vitória. Pois a sua luta também veio mostrar de que lado estão os governantes e de que lado tem que está os governados (Povo, Trabalhador e explorado). Temos que está sempre do lado dos lutares que colocam as melhores horas de suas vidas para produzir a riqueza deste nosso país. Agora vemos que: "Não é produzindo riquezas e mais riquezas que seremos valorizados. Afinal, o Brasil cresceu de R$ 1 trilhão a sua arrecadação para R$ 1,5 trilhões, Minas Gerais crescerá em 2011 9,47% passando de 40,6 bilhões para 44,9 bilhões, crescendo muito mais, e mesmo assim estes governantes (Municipais/Prefeitos, Estaduais/Governadores e Federal/Presidenta) não repassam a nossa parte deste crescimento.
    Ass: Sind. Trab. Metal. Pirapora e Região. CSP-Conlutas companheiros (as).

    ResponderExcluir