Grito em Belo Horizonte
No dia 07 de Setembro acontecerá em Belo Horizonte a partir das oito e trinta da manhã, concentração na Praça da Estação, no centro da capital, a 17° edição do Grito dos Excluídos com o tema:"Pela vida grita a TERRA: por direitos todos NÓS!
Em Belo Horizonte, a discussão se dará em torno dos grandes projetos, das obras de infraestrutura e da Copa do Mundo. Os excluídos são também massacrados pela falsa idéia de progresso e as obras são planejadas e concretizadas a toque de caixa, empurradas de goela abaixo.
As comunidades atingidas não participam do processo de discussão sobre a viabilidade social e ambiental destas obras e, ao final, precisam ser remanejadas de seus espaços ancestrais ou então continuam vivendo nestes espaços, mas sofrendo os impactos diretos destes empreendimentos.
São tantos gritos que ecoam pelo mundo. A Mãe Terra “geme como em dores de parto” (Rm 8,22). O Grito pretende ser um momento de fortalecimento das lutas populares, bem como de dar visibilidade aos processos alternativos, construídos a partir das bases, que apontam para uma outra sociedade possível, mais justa e igualitária.
O Grito dos Excluídos não é um evento isolado, ele vai para além dos protestos do dia 07 de setembro. Faz parte de um processo de mobilização e lutas pelos direitos, bem como de construções coletivas em torno de uma outra maneira de ver a Terra e de usufruir de suas riquezas, a partir dos princípios do respeito, da convivência e da sustentabilidade.
A CSP-Conlutas estará do Grito dos Excluídos participando da coluna 10% DO PIB JÁ juntamente com os estudantes da ANEL, professores e demais movimentos progressistas da cidade.
0 comentários:
Postar um comentário