sexta-feira, 15 de abril de 2011

Trabalhadores de diversas categorias fazem dia de luta em Minas Gerais


Esta quarta-feira (13) foi dia de luta Minas Gerais. 


Na região de Congonhas trabalhadores e  funcionários terceirizados da empresa CSN (Companhia Siderúrgica Nacional)  realizaram um “trancasso” com paralisação de 100% da categoria por aproximadamente 2 horas.


A atividade foi organizada pelo sindicato Metabase de Congonhas e Ouro Preto filiado à CSP- Conlutas. Também participaram da paralisação os metalúrgicos de Ouro Preto, São João Del Rey e Ouro Branco.  O protesto demonstrou que a campanha salarial deste ano terá muita disposição, unidade e luta da categoria.


Em Contagem, aconteceu a paralisação na rede municipal. O Sindute Contagem chama uma Greve de advertência do dia 27 de abril ao dia 03 de Maio. Betim já esta há 23 dias de Greve. Ribeirão das  Neves pode entrar em Greve na semana que vem. E a rede estadual de educação tem assembleia para o dia 19 com indicativo de greve a Assembleia será em Ouro Preto.


Em Belo Horizonte os servidores públicos municipais, médicos e professores realizaram uma assembléia com um dia de paralisação. Na reunião foi deliberado que caso não haja abertura de negociações a categoria deflagrará greve. A data da paralisação por tempo ficou definida no  dia 6 de maio. Após a assembleia foi realizada uma passeata com cerca de 1.500 trabalhadores pelas ruas de Belo Horizonte denunciando a política de privatização dos serviços públicos.  Participaram da passeata os metalúrgicos da Federação Democrática de Itaúna, Ouro Preto e uma delegação de trabalhadores metalúrgicos da IMBEL de Itajubá (empresa estatal ligada ao Ministério da Defesa) que também estão em campanha salarial e até agora o Governo Federal não abriu para negociações, trabalhadores da saúde privada de Belo Horizonte e região.


Na prefeitura os manifestantes se uniram com os trabalhadores das ocupações Camilo Torres e Irmã Dorothy que estão sendo ameaçados de despejo.


Todas as falas foram de unidade de luta e de reforço a participação do dia 28, “Dia Nacional de Luta” e de reforço a convocação da greve geral dos servidores municipais paro o dia 6 de maio.

Giba da Secretaria Executiva Estadual da CSP-Conlutas/MG

0 comentários:

Postar um comentário