domingo, 8 de julho de 2012

GRAFICOS DE MINAS GERAIS RETOMARÃO PARALISAÇÕES!


De acordo com Vicente de Paula, presidente do SIGEMG, a proposta do Ministério do Trabalho foi rejeitada pelos patrões em duas assembléias realizadas no Sindicato da patronal e também ao serem consultados por telefone. Ainda de acordo com o presidente os patrões do interior ficaram apavorados com a possibilidade de incluir o ticket alimentação na CCT e os patrões de BH que já concedem o beneficio marcaram presença nas assembleias para impedir a inclusão do mesmo na CCT. Após uma semana de paralisações o STIG-MG, numa demonstração de interesse em seguir negociando, solicitou à Superintendência Regional do Trabalho que mediasse uma reunião entre o STIG-MG e o Sindicato da patronal.

Esta reunião resultou em uma proposta do Ministério do Trabalho, que deve ser avaliada pelos trabalhadores e pelos patrões. Abaixo a proposta:
1) Reajuste salarial pelo INPC 4,88%, acrescido de:
2) 2,70% de aumento Real;
3) Implantação do ticket-refeição no valor de R$ 5,00 (valor líquido diário) nas empresas com 50 trabalhadores ou mais;
4) Estabilidade de 60 dias para os grevistas;
5) Não desconto e não punição em razão da greve, podendo as horas paradas serem compensadas nos próximos 60 dias;
6) Manutenção das demais cláusulas da convenção coletiva.
A validade da proposta foi condicionada à suspensão da greve, até o dia 05/07/2012, data em que acontecerá a próxima reunião na Superintendência Regional do Trabalho.

A proposta do Ministério do Trabalho foi defendida pela Diretoria do STIG-MG, aprovada pelos grevistas e pelos demais trabalhadores em assembleia realizada no dia 28 de junho, na Sede do Sindicato.

Entretanto contrariando as expectativas da categoria a patronal não aceitou a proposta. De acordo com Vicente de Paula, presidente do SIGEMG, a proposta do Ministério do Trabalho foi rejeitada pelos patrões em duas assembléias realizadas no Sindicato da patronal e também ao serem consultados por telefone. Ainda de acordo com o presidente os patrões do interior ficaram apavorados com a possibilidade de incluir o ticket alimentação na CCT e os patrões de BH que já concedem o beneficio marcaram presença nas assembleias para impedir a inclusão do mesmo na CCT.


STIG-MG RETOMARÁ AS PARALISAÇÕES

Diante da atitude da patronal a mediadora encaminhou as negociações para o Ministério Público do Trabalho. Mesmo com esta medida a diretoria do STIG-MG cumprirará a deliberação da assembleia e retomará as paralisações. A Diretoria já está articulando com trabalhadores de algumas gráficas e apoiadores de outros Estados para intensificar a luta pela conquista do10% de reajuste e ticket-alimentação. 

Fonte: www.graficosmg.org.br

0 comentários:

Postar um comentário