sábado, 17 de março de 2012

GREVE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BELO HORIZONTE!

EDUCAÇÃO INFANTIL EM GREVE
Não faltam elementos para explicar os motivos da deflagração da greve da Educação Infantil. Desde a criação da carreira das educadoras, elas sofrem com um flagrante desrespeito por parte da Prefeitura, que paga um salário menor para as professoras que atuam nas UMEIS mesmo tendo a mesma formação das professoras do ensino fundamental. Elas não podem se aposentar de acordo com as regras da aposentadoria dos docentes, pois para a PBH o cargo de educador era um cargo técnico. As dobras são pagas a menor, mesmo tendo a mesma carga horária. A situação era tão gritante que até o Ministério Publico elaborou um parecer e exige que o governo regularizar a situação!

A PBH tentou enganar  mandando um projeto de lei para a Câmara mudando a nomenclatura do cargo reconhecendo  as educadoras como PROFESSORAS da Educação Infantil, reconhece o direito a dobra plena e também a aposentadoria do professor.

O projeto é insuficiente! Não contempla a questão do plano de carreira, as diferenças entre os níveis e nem regulamenta as promoções por escolaridade adicional. Há muito as professoras de Educação Infantil exigem reconhecimento! O número de docentes na educação infantil diminui a cada dia, pois as professoras acabam solicitando exoneração do cargo devido aos baixos salários e as péssimas condições de trabalho!

Por falar em condições de trabalho, sabiam que já existem professoras na educação infantil de laudo médico mesmo em estágio probatório? É o reflexo da dificuldade das educadoras em lidar com um número muito excessivo de crianças, muitas vezes sozinhas! Afinal faltam docentes em quase todas as UMEIs! E a Macaé e o Lacerda fingem que não veem!

E a senhora Macaé teve o desplante de dizer que as professoras da educação não planejam e só “brincam” com as crianças! Um enorme desaforo! Até porque a própria prefeitura se vangloria na TV do excelente projeto pedagógico das UMEIs! Mas como assim? As educadoras só brincam, então como elaboram projeto? TOMA VERGONHA MACAÉ!!

Esses são apenas alguns elementos, mas existem outros como por exemplo a questão da jornada extra classe de acordo com a Lei 11.738/2008. 1/3 do tempo da carga horária diária do docente deveria ser para planejamento e estudo, mas faltam profissionais nas escolas para garantir este direito tão importante!

POR ISSO A RESPOSTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL É GREVE! GREVE! GREVE! POR RESPEITO E CARREIRA! ATÉ QUE O LACERDA RESPEITE AS PROFESSORAS COMO DEVE!!

Texto: Andrea Carla Ferreira-Depto. de Imprensa do Sind-Rede/BH

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

GREVE EDUCAÇÃO INFANTIL

19/03 - REGIONAIS DE GREVE - 8 h e 14h

20/03 - MANIFESTAÇÃO 14 h - PORTA DA PBH

20/03 - COMANDO DE GREVE - APÓS O ATO

21/03 - MANIFESTAÇÃO 9 h - PORTA DA SMED

22/03 - ASSEMBLEIA ÀS 14 h - LOCAL A CONFIRMAR
Nota do blog: A CSP- Conlutas apóia e participa da greve das professoras da educação infantil de BH por entender que só haverá educação de qualidade com a plena valorização das docentes!

0 comentários:

Postar um comentário