segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PLEBISCITO DOS 10% DO PIB PARA EDUCAÇÃO PÚBLICA JÁ MOBILIZA A SOCIEDADE EM TODO O PAÍS!


No sábado, dia 17 de dezembro, ocorreu a última reunião de balanço do Comitê da Campanha dos 10% do PIB para a Educação Pública Já em São Paulo. Esteve presente a representante da CSP-Conlutas/MG e do Comitê Mineiro Andréa, que apresentou os números do plebiscito no estado. Foi uma campanha árdua, face as dificuldades das entidades que compunham o comitê. Mas o resultado foi compensador. Cerca de 12% do total de votos vieram de Minas Gerais (vide números abaixo). Até agora, somente o Acre não tinha apresentado os números do estado. Fizemos uma boa discussão em todas as regiões do país sobre a importância do aumento de verbas para educação. A classe trabalhadora, em especial, os sindicatos filiados a CSP-Conlutas, fizeram o plebiscito em suas bases, e acreditamos que o nosso objetivo foi alcançado: em um ano em que greves de professores pipocaram por todo o país, nós fizemos a disputa com os setores governistas: (UNE, CUT, CNTE) e discutimos um projeto de educação para classe trabalhadora.

Agora é avançar na luta: foi definido na reunião que os estados que ainda não entregaram as listas e não totalizaram todos os votos podem fazê-lo até dia 27 de janeiro, onde em Porto Alegre (RS), no Fórum Social Mundial, haverá outra reunião do Comitê Nacional da Campanha dos 10% do PIB para Educação Pública Já!

Dia 20 de janeiro, integrantes do comitê irão a Brasilia apresentar os números do plebiscito se o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados estiver na cidade,  já que a votação do PNE foi adiada. Se não, foi tirado o encaminhamento de que no dia 08 de fevereiro, caravanas de todos os estados irão a Brasília pressionar os deputados a não votarem o PNE governista e sim um PNE para a classe trabalhadora. Irão munidos com os milhares de votos do plebiscito, em que a população do país discutiu e agora exige uma educação pública de qualidade e a plena valorização dos trabalhadores em educação!

Numeros do plebiscito até dia 17 de dezembro:

Minas Gerais:  cerca de 45.000 votos

Brasil: 380.000 votos. 

Gostaria de agradecer encarecidamente aos companheiros da Federação Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais, aos sindicatos de metalúrgicos de Divinópolis, Itaúna, São João del Rey, Ouro Branco, ao Metabase Inconfidentes, ao SINDESS, ao SINTAPPI, ao Sindute/MG (em especial a Subsede de Contagem), aos companheiros de Uberlândia, aos estudantes secundaristas e universitários da ANEL e todos aqueles que acreditaram na proposta do plebiscito e vestiram esta camisa. Meu muito obrigado e a luta continua!

Andrea-SIND-REDE/BH.

Atualização da apuração: MG-44.676  Brasil-cerca de 400.000!


0 comentários:

Postar um comentário