quinta-feira, 13 de outubro de 2011

METALÚRGICOS DE ITAJUBÁ E PARAISÓPOLIS ARRANCAM VITÓRIA!

Itajubá e região vivem um grande processo de crescimento de seu pólo industrial, com a instalação de novas empresas como a SIEMENS, além da ampliação de outras como a HELIBRAS, ALSTOM e ORTENG.

Esse crescimento industrial está sendo bancado por dinheiro público do governo federal e municipal através de doação de terrenos e isenções fiscais. Tudo isso combinando aos baixos salários pagos na região e a alta da produtividade das empresas, o quem fazem de Itajubá e região um paraíso para que as empresas possam recuperar suas perdas com a crise de 2009, através da super-exploração. Itajubá conta com aproximadamente 10 mil metalúrgicos e mais 5 mil pela região, em fábricas como MAHLE, HELIBRAS, ORTENG, ALSTOM, DELPHI, IMBEL entre outras.

As empresas da região tiveram seus lucros aumentados em até 30% no primeiro semestre, a MAHLE paga em Itajubá menos da metade dos salários que paga no ABC. HELIBRAS E ALSTOM são campeãs em produtividade e a DELPHI lidera o Rancking regional de lesões e doenças do trabalho. Além disso, os patrões são beneficiados com redução de EPI e empréstimos do governo a juros baixos.

Lutamos contra a pressão de patrões e pelegos

Os metalúrgicos de Itajubá MG ligados à CSP-Conlutas realizaram, mais uma Campanha Salarial de muita luta e com  conquistas importantes.

Nos últimos dois meses a Campanha Salarial da categoria foi marcada por forte mobilização e luta por salários e direitos, que teve como centro as denuncias de dinheiro publico para as empresas e a política de arrocho do governo Dilma.

No inicio das negociações os metalúrgicos tiveram que enfrentar a pressão dos patrões, que a todo o momento exigia que o sindicato dos metalúrgicos de Itajubá ligado à CSP-Conlutas, acompanhasse os acordos fechados pela CUT no ABC com reajuste de 9,8% que serviria para 2 anos. Os acordos rebaixados assinados pela CUT no ABC colocaram nossa categoria em uma situação de defensiva, mas a direção do sindicato de Itajubá apontava a necessidade de romper com a idéia de assinar acordos por dois anos e reajuste rebaixado. Além disso, governo e patrões vieram com aquela história de crise e de que os trabalhadores teriam de pisar no freio para não aumentar a inflação.

Mas os metalúrgicos de Itajubá não caíram na conversa e foram pra cima, construíram suas lutas e foi assim que os metalúrgicos do setor de Buchas da MAHLE paralisaram sua produção por 24 horas e deram inicio ao processo de mobilização pela categoria com a palavra de ordem ”Se o Brasil Cresceu, eu quero o que é meu”. Mas a resposta da empresa foi implacavelmente covarde, demitindo os trabalhadores.

Apesar das demissões, os trabalhadores não recuaram e foram pra cima da empresa, e em solidariedade aos demitidos atrasaram a produção da MAHLE Itajubá em uma operação tartaruga que fez com que a produção tivesse uma queda de 40% em apenas 2 dias e votaram estado de greve e reintegração dos demitidos.

Depois de estado de greve e atraso da produção na MAHLE e grandes assembléias como, ORTENG, HELIBRAS, AEES e ALSTOM, aumentando mobilizações na categoria, os metalúrgicos arrancaram nova proposta, com a direção do sindicato na mesa de negociação no dia 11/10.

Os patrões estavam visivelmente preocupados como aumento das mobilizações e o estado de greve votado pelos trabalhadores, que vinham atrasando a produção em operação tartaruga nas empresas. “Os patrões não tiveram outra saída senão ceder às reivindicações dos trabalhadores, pois as empresas lucraram cerca de 30% no primeiro semestre e por isso exigíamos nossa parte do bolo. Assim arrancamos 10,5% de reajuste salarial e 13% de aumento no piso salarial, além de uma agenda de reuniões para se discutir a implementação do delegado sindical em todas as empresas”, disse o coordenador geral do sindicato, Carlinhos.

Com esta conquista, que representa o maior acordo em convenção coletiva assinado em Minas os metalúrgicos de Itajubá provaram na prática que é possível lutar e romper com o índice nacional rebaixado aprovado pela CUT no ABC e mais que isso, que a CSP-Conlutas  e os metalúrgicos de Itajubá e Região ao apontar para as mobilizações e luta conseguiram colocar em suas próprias mãos o destino de suas reivindicações .

De Itajubá, MG, 13/10/2011, Jeferson Mendonça de Oliveira (Peixinho) assessor político do Sindicato dos Metalúrgicos de Itajubá e Região.

A CSP-CONLUTAS parabeniza os bravos companheiros de Itajubá e regiao pela conquista!

0 comentários:

Postar um comentário