quarta-feira, 5 de outubro de 2011

I Congresso do SINTAPPI-MG




O SINTAPPI-MG realizou no dia 14 de setembro o I CONTAPPI-MG. O evento aconteceu no Sítio São José, em Ribeirão das Neves.

Com a participação fundamental dos Associados Delegados, o Congresso discutiu diversos temas: entre eles as Mudanças no Estatuto do Sindicato. O principal objetivo do Congresso foi discutir e votar as melhores propostas para mudanças do Estatuto.

As mudanças necessárias para atualização do Estatuto foram  aprovadas pelos Delegados presentes.

É importante informar que essas mudanças devem-se ao fato de que o Estatuto anterior previa a realização de Congresso de 3 em 3 anos  (a cada mandato)  e por 7 gestões não se cumpriu o que determinava o Estatuto datado de 1990, ou seja, ficou-se 21 anos  sem cumprir  o que determinava o Estatuto antigo. Foi feita uma Análise de Conjuntura por Gilberto Antônio Gomes, Membro da Coordenação Executiva Estadual (MG) da CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular. As mudanças do Estatuto beneficiarão a todos os filiados do SINTAPPI-MG, disse o Diretor João Batista. Foi aprovada, também, a filiação do Sindicato à CSP-Conlutas - Central Sindical e Popular.   

Durante o Congresso, o Diretor de Formação Sindical, João Batista Nogueira,  fez uma palestra para os Delegados presentes, mostrando como foram as lutas, as greves e as campanhas salariais.

Também foi abordado, pelo palestrante, o sindicalismo desde a Revolução Industrial, até os dias de hoje. Ele explicou a origem e história dos Sindicatos no Brasil, passando pelo período da Ditadura Vargas, pelo anarco-sindicalismo, pelo sindicalismo cidadão, até chegar à história do SINTAPPI-MG, sobre o que é Sindicato, sua organicidade, suas instâncias diretivas, seus programas, seus objetivos e seus projetos em defesa dos trabalhadores.

É importante ressaltar que na apresentação do palestrante foram listadas as obrigações e responsabilidades dos Diretores e Delegados Sindicais.


A importância do I Congresso do SINTAPPI-MG

Os Diretores do SINTAPPI-MG ressaltam a importância do I Congresso. De acordo com o Diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Alex kronemberger Alves, o I CONTAPPI-MG (I Congresso do SINTAPPI-MG) tem uma importância muito grande para  o Sindicato.

O SINTAPPI-MG foi fundado em 2 dezembro de 1987 e nunca foi realizado um Congresso para atualização de seu Estatuto.“O Estatuto precisava ser atualizado, modernizado e adequado a alguns procedimentos da atual realidade do Sindicato”, disse Alex.

Segundo o Diretor de Assuntos Jurídicos, as mudanças do Estatuto irão favorecer todos os trabalhadores da base.

Para o Diretor de Imprensa e Divulgação, Emanuel Bonfante Demaria Junior, a realização do evento é uma obrigação estatutária. “É uma obrigação de cada gestão, promover o Congresso.”. Emanuel, disse, ainda, da importância da aprovação da filiação do Sindicato à CSP – Conlutas  –  Central Sindical e Popular.

Segundo Emanuel, a CSP - Conlutas é a única Central que defende os interesses dos trabalhadores, hoje, no Brasil.
           
De acordo com o Presidente do Sindicato, Gilberto Márcio Pires, “na atual gestão do SINTAPPI-MG, sua diretoria, sempre atenciosa no cumprimento de seu Estatuto, através do seu Conselho Deliberativo, convocou o I Congresso das categorias representadas pelo Sindicato. Depois de vinte e um anos, a base sindical, representada por seus delegados, teve a oportunidade de se reunir em fórum competente e capaz de debater assuntos de extremo interesse das categorias.”.

Disse, ainda, que “o I CONTAPPI-MG transcorreu no mais alto nível democrático, tendo seus debates sido feitos com espírito ético e respeitoso. As deliberações dali tiradas, refletiram em mudanças no nosso Estatuto, que tiveram o intuito de modernizar o que rege nossa Instituição há mais de duas décadas. Com o sucesso do I Congresso, temos a certeza de um Sindicato mais forte e sempre pronto para defender os interesses de nossa classe de trabalhadores.”.

Jornalista: Gleide Santos
Diretor de Imprensa e Divulgação: Emanuel Bonfante Demaria
Junior






0 comentários:

Postar um comentário