sábado, 27 de agosto de 2011

MARCHA A BRASILIA: CSP CONLUTAS MG PRESENTE!

Em um dia ensolarado e de céu azul aconteceu em Brasília, 24 de agosto, o mais importante ato da Jornada de Lutas Nacional promovido pela CSP-Conlutas e outras entidades. Como não podia deixar de ser, a CSP-Conlutas MG mostrou mais uma vez a força de sua organização. Em uma caravana de cerca de 20 ôníbus, que partiram das mais variadas regiões do Estado, os militantes participaram da Marcha levando suas bandeiras e reivindicações. Somos metalúrgicos, professores, petroleiros, trabalhadores da mineração, trabalhadores da saúde privada, estudantes, sem teto, mulheres, entre outros, todos às ruas! Foi um dia histórico para a nossa central sindical e popular.

Milhares de ativistas de todo o país, (cálculos estimam em cerca de 20 mil pessoas), pararam a capital federal para protestar entre outros assuntos, pela redução da jornada de trabalho, pelo 10% do PIB já para educação pública, pelo fim do REUNI, em solidariedade as greves no serviço público e privado, pelo fim da violência e outros. Após a Marcha, que mesmo longa não desanimou os militantes, todos pararam em frente ao Congresso Nacional para ouvir as falas dos representantes das entidades organizadoras. Destaque para a fala do Jose Maria que em nome do PSTU, declarou a necessidade da unidade das organizações de esquerda para derrotar as politicas espúrias do patronado e do governo. 

Após este momento as entidades participantes de Minas Gerais se dividiram. Os metalúrgicos da Federação Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais fizeram um ato em frente ao Ministério do Trabalho e Emprego, os estudantes e professores participaram de uma plenária sobre financiamento da educação. 

Foi um dia muito especial e marcante. Nós militantes da CSP Conlutas de Minas Gerais ficamos muito emocionados. Uma professora da rede estadual, em greve há cerca de 80 dias, não conteve as lágrimas e declarou que a muito não se sentia tão feliz e realizada por participar de uma marcha tão vitoriosa. E é assim que deve ser! Muita luta, garra e disposição para que avancemos no trabalho de despertar a consciência da classe trabalhadora, para que a mesma tome as rédeas da História e protagonize as lutas libertárias! 

UMA NOVA SOCIEDADE É POSSÍVEL! VIVA A LUTA DA CLASSE TRABALHADORA! 

Andréa Carla Ferreira

Fotos da Marcha:



0 comentários:

Postar um comentário