domingo, 21 de agosto de 2011

PLENÁRIA DÁ LARGADA PARA CAMPANHA DO MINÉRIO


Cerca de 400 pessoas estiveram presentes na Plenária Estadual de Organização da campanha "O Minério tem que ser Nosso", que aconteceu no último dia 18/08 às 14 horas na ALMG.

Vindos de diversas regiões do estado, centenas de trabalhadores metalúrgicos, da mineração, professores, estudantes, além de entidades sindicais, partidos políticos e movimentos sociais se dedicaram a discutir as mudanças necessárias no modelo de mineração que vem sendo implementado no Brasil.

Foi composta uma mesa com representantes das principais entidades organizadoras da campanha, que dedicaram suas falas aos mais diversos temas que vêm sendo tratados pela campanha, como a necesssidade de aumento dos royalties e da cobrança de ICMS sobre a mineração; a defesa da preservação do meio ambiente de forma a defender as serras, os mananciais de água e demais riquezas naturais; a defesa dos direitos dos trabalhadores da mineração e da população dos municípios mineradores; a necessidade de agregação de valor ao minério de ferro e a defesa da Reestatização das empresas privatizadas, como a Vale, a CSN e a Usiminas; bem como a necessidade de um Plebiscito Oficial para debate e aprovação de qualquer marco regulatório da mineração no Brasil.

Ao final, foram aprovados diversos encaminhamentos, para dar início à campanha em todo o estado:

1. A formação de comitês locais de campanha em todas as regiões do estado;
2. A realização de palestras, debates e outras atividades de divulgação da campanha;
3. O início do trabalho com o abaixo assinado do Projeto de Lei do Fundo Social do Minério, tendo como meta a coleta de 50 mil assinaturas;
4. A confecção de novos materiais de campanha, como adesivos, jornais, entre outros.
5. A realização de uma manifestação estadual da campanha, com indicativo para o final do mês de Outubro.


Veja fotos do evento:





0 comentários:

Postar um comentário